Ativação de marcas no Sarará 2020: relacionamento e criatividade

#OMUNDOSARARÁ |Inserção de marcas na cenografia do Festival Sarará 2020.
Foto: Bruno Figueiredo

O Festival e as marcas 

Não se faz um festival sem apoiadores. Construir uma experiência marcante, especialmente no #FestivalDeSentir, é um desafio de inovação e planejamento. Esta edição contou com o suporte de marcas que consumimos, admiramos e que estão alinhadas com os valores que o Sarará promove: respeito à pluralidade, celebração da brasilidade e grandes encontros. 

São elas: Devassa, Natura, Sympla, Red Bull e AutoTruck.

As “ativações de marca” são introduções das marcas parceiras na ação como um todo. São as formas de apresentar pro nosso público os propósitos de cada uma e o sentido de estarem conosco. O Festival Sarará se preocupa em criar experiências que façam sentido para o público e gerem conexão entre propósito da marca e potencial consumidor.

Depois de muita troca de ideia e definição de planejamentos estratégicos, as marcas são inseridas em momentos e espaços pontuais. No Sarará Digital, elas se fizeram presentes das seguintes formas:

Presskit enviado para influenciadoras e influenciadores

Ações criativas para ativação

A Devassa também teve sua própria representação do mapa do festival. A Rádio Devassa Tropical Transforma teve sua própria localização virtual, assim como foi na edição do ano passado, presencial. Ao navegar pelo espaço, o público foi sintonizado com o que está rolando na cena nacional por meio de conteúdos em vídeo, playlists e podcasts. A página também contou com um botão que direcionava o público para o Bar, onde as pessoas podiam pedir a cerveja e receber em casa. A Devassa também se fez presente por meio de vídeo da marca durante a transmissão. Ao glorificar a música e a cultura tropical brasileira e celebrar a criatividade transformadora do brasileiro, a Devassa é uma grande parceira na missão de impulsionar o entretenimento cultural.

Post exclusivo para Devassa no feed do Sarará

O Espaço Natura Musical, a plataforma de cultura da Natura, conta com materiais sobre artistas e projetos apoiados pela marca, no formato de texto, vídeos e playlists. Nas redes do Sarará, produzimos um vídeo em que o coletivo Fenda apresenta os produtos da linha Faces em uma linguagem nativo-digital, simulando uma chamada de vídeo. Ao buscar se conectar com a música que celebra a liberdade e a diversidade que cria um mundo mais bonito, Natura tem tudo a ver com Sarará.

Post exclusivo para Natura Musical no feed do Sarará

A Sympla viabilizou uma das ações mais divertidas dessa edição: artistas puderam “receber” fãs em seus camarins, por meio de chamadas de vídeo via Sympla Streaming. Algumas pessoas foram sorteadas pra ter este “encontro”, mas todo o público pode visitar este espaço, conferir as chamadas, um vídeo de boas-vindas ao Camarim e deixar recados para suas atrações favoritas. Um dos maiores propósitos do Sarará é promover encontros emocionantes e é por isso que essa ativação com a Sympla faz tanto sentido.

Lagum durante a chama de vídeo com fã na ação Sympla+Sarará te levam pro Camarim

A Red Bull assinou nossa ação de photo opportunity, a “cabine de fotos” do nosso mapa virtual. Muitas pessoas se divertiram registrando a experiência única de estar em um festival digital, replicando espontaneamente as fotos em estilo polaróide em suas próprias redes.

Registros do público por meio de photo opportunity, ação apoiada pela Red Bull

Sobre o impacto

Ao conseguir introduzir o conceito da marca de maneira eficiente, o Festival atua diretamente na relação dela com o público, tornando-a presente e memorável. Articular essas relações é muito importante na construção da identidade e dos propósitos das empresas, além de, claro, impactar significativamente as vendas.

Números relevantes sobre o Festival Sarará 2020 que tornam ainda mais interessantes essas parcerias: 

  1. No Instagram, contabilizamos 1.301.154 de impressões nas publicações relativas ao Festival.
  2. No Twitter, chegamos ao 15º lugar nos trending topics do Brasil com a hashtag #FestivalSarará.
  3. No Youtube, #OMundoSarará, vídeo do nosso festival na íntegra, contabiliza aproximadamente 100 mil visualizações.

Muitas mãos fazem o #FestivalDeSentir. Ter marcas parceiras nessa jornada enriquece em muito a experiência final! Agradecemos Devassa, Natura, Sympla, AutoTruck e Red Bull pela confiança e entrega total no processo de criação, pelo apoio em reverberar ideias de diversidade e cultura. Vamos juntas!

#Cultura #Festivais #FestivalSarará