O Festival e as marcas
Não se faz um festival sem apoiadores. Construir uma experiência marcante, especialmente no #FestivalDeSentir, é um desafio de inovação e planejamento. Esta edição contou com o suporte de marcas que consumimos, admiramos e que estão alinhadas com os valores que o Sarará promove: respeito à pluralidade, celebração da brasilidade e grandes encontros.
São elas: Devassa, Natura, Sympla, Red Bull e AutoTruck.
As “ativações de marca” são introduções das marcas parceiras na ação como um todo. São as formas de apresentar pro nosso público os propósitos de cada uma e o sentido de estarem conosco. O Festival Sarará se preocupa em criar experiências que façam sentido para o público e gerem conexão entre propósito da marca e potencial consumidor.
Depois de muita troca de ideia e definição de planejamentos estratégicos, as marcas são inseridas em momentos e espaços pontuais. No Sarará Digital, elas se fizeram presentes das seguintes formas:
- Produtos da marca nos kits para influenciadoras e influenciadores de BH;
- Logo da marca como parte da cenografia do festival;
- Logo da marca na máscara da transmissão no Youtube;
- Logo da marca na chancela das principais postagens de redes sociais e do site interativo do festival;
- Posts exclusivos sobre a marca;
- Espaços interativos dentro da plataforma virtual, criada exclusivamente para nossa edição digital.
Ações criativas para ativação
A Devassa também teve sua própria representação do mapa do festival. A Rádio Devassa Tropical Transforma teve sua própria localização virtual, assim como foi na edição do ano passado, presencial. Ao navegar pelo espaço, o público foi sintonizado com o que está rolando na cena nacional por meio de conteúdos em vídeo, playlists e podcasts. A página também contou com um botão que direcionava o público para o Bar, onde as pessoas podiam pedir a cerveja e receber em casa. A Devassa também se fez presente por meio de vídeo da marca durante a transmissão. Ao glorificar a música e a cultura tropical brasileira e celebrar a criatividade transformadora do brasileiro, a Devassa é uma grande parceira na missão de impulsionar o entretenimento cultural.
O Espaço Natura Musical, a plataforma de cultura da Natura, conta com materiais sobre artistas e projetos apoiados pela marca, no formato de texto, vídeos e playlists. Nas redes do Sarará, produzimos um vídeo em que o coletivo Fenda apresenta os produtos da linha Faces em uma linguagem nativo-digital, simulando uma chamada de vídeo. Ao buscar se conectar com a música que celebra a liberdade e a diversidade que cria um mundo mais bonito, Natura tem tudo a ver com Sarará.
A Sympla viabilizou uma das ações mais divertidas dessa edição: artistas puderam “receber” fãs em seus camarins, por meio de chamadas de vídeo via Sympla Streaming. Algumas pessoas foram sorteadas pra ter este “encontro”, mas todo o público pode visitar este espaço, conferir as chamadas, um vídeo de boas-vindas ao Camarim e deixar recados para suas atrações favoritas. Um dos maiores propósitos do Sarará é promover encontros emocionantes e é por isso que essa ativação com a Sympla faz tanto sentido.
A Red Bull assinou nossa ação de photo opportunity, a “cabine de fotos” do nosso mapa virtual. Muitas pessoas se divertiram registrando a experiência única de estar em um festival digital, replicando espontaneamente as fotos em estilo polaróide em suas próprias redes.
Sobre o impacto
Ao conseguir introduzir o conceito da marca de maneira eficiente, o Festival atua diretamente na relação dela com o público, tornando-a presente e memorável. Articular essas relações é muito importante na construção da identidade e dos propósitos das empresas, além de, claro, impactar significativamente as vendas.
Números relevantes sobre o Festival Sarará 2020 que tornam ainda mais interessantes essas parcerias:
- No Instagram, contabilizamos 1.301.154 de impressões nas publicações relativas ao Festival.
- No Twitter, chegamos ao 15º lugar nos trending topics do Brasil com a hashtag #FestivalSarará.
- No Youtube, #OMundoSarará, vídeo do nosso festival na íntegra, contabiliza aproximadamente 100 mil visualizações.
Muitas mãos fazem o #FestivalDeSentir. Ter marcas parceiras nessa jornada enriquece em muito a experiência final! Agradecemos Devassa, Natura, Sympla, AutoTruck e Red Bull pela confiança e entrega total no processo de criação, pelo apoio em reverberar ideias de diversidade e cultura. Vamos juntas!